New Cleopatra VEUX

A Vida de Cleópatra

Ela teve sua pós-vida movimentada. “Virou nome de videogame, marca de cigarro, asteroide, e muitos outros.

Todos na cidade mediterrânea já escutavam rumores. Fofoca sempre correu rápido. Por isso, uma multidão se aglomerou nas margens do rio Cidno, para assistir um dos mais incríveis espetáculos da Antiguidade.

Em meio a uma explosão de aromas e cores de nuvens de incensos, uma barcaça de popa dourada e velas púrpura, com dezenas de remos de prata, subia calmamente pelas águas turquesa. A batida dos remadores marcava o ritmo para a orquestra de flautas, gaitas e liras no convés. Lindas mulheres vestidas de ninfa trabalhavam no leme e nas cordas. Uma escolta de navios de suprimentos seguia atrás, levando louças de ouro, tapeçarias, joias caríssimas.

Reclinada sobre um divã e abanada por graciosos meninos, vinha uma mulher de 28 anos, ornada como a Vênus de uma pintura. Era, talvez seja desnecessário dizer, a pessoa mais rica do Mediterrâneo. E também articulada, carismática, fluente em nove línguas, versada em política, diplomacia e governo, estrategista militar. Não exatamente bonita, mas dona de um grande senso de humor e de muito charme. Conquistava quem quisesse.

O espetáculo era para seduzir mais um que, a bem da verdade, estava longe de ser qualquer um. Afinal, ela não podia conhecer o general romano Marco Antônio, recém-convertido em um dos homens mais poderosos do mundo, de qualquer maneira. Esse era seu jeito de fazer as coisas: de forma surpreendente, sim, mas muito eficiente.

Sim, mesmo em 41a.c “Cleopatra“, nossa inspiração para coleção de inverno 2016, já sabia que a primeira impressão é a que fica.

004

005

008